Disciplinas

-->
Disciplina: TENDÊNCIAS ATUAIS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA
Ementa: Reflexões sobre a relação entre a Matemática e os processos de ensino-aprendizagem na escola atual, baseada em recursos didáticos para o seu desenvolvimento no âmbito da Educação Básica. Estudo das tendências atuais de ensino e aprendizagem da Matemática através de diversos métodos (resolução de problemas, uso da História da Matemática, uso de materiais didáticos e recursos tecnológicos, modelagem matemática, dentre outros) com vistas ao planejamento de unidades didáticas.
Objetivo geral: Refletir com o profissional da educação sobre as atuais tendências de ensino e aprendizagem da Matemática baseada em propostas metodológicas, permitindo-lhe atuar como organizador, consultor, mediador, controlador e incentivador nas aulas de matemática.
Referências:
  • BICUDO, M. A. V. (Org.) Pesquisa em Educação Matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: UNESP, 1999.
  • CARVALHO, D. L. Metodologia do ensino da Matemática. São Paulo: Cortez. 1990.
  • LORENZATO, S. O Laboratório de Ensino de Matemática na Formação de Professores. São Paulo: Autores Associados, 2006.


Disciplina: LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS)
Ementa: Introdução: aspectos clínicos, educacionais e sócio-antropológicos da surdez. A Língua de Sinais Brasileira - Libras: noções básicas de fonologia, de morfologia e de sintaxe. Inclusão e Legislação. Praticar Libras.
Objetivo geral: Expandir o uso da LIBRAS legitimando-a como a segunda língua oficial do Brasil, favorecendo a inclusão da Pessoa Surda nas diversas áreas sociais.
Referências:
  • FELIPE, T. A. Libras em Contexto. 7a ed. Brasília: MEC/SEESP, 2007.
  • QUADROS, R. M.; KARNOPP, L. B. Língua de Sinais Brasileira: estudos lingüísticos. Porto Alegre: Artmed, 2004.
  • SACKS, O. W. Vendo Vozes: uma viagem ao mundo dos surdos. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.


Disciplina: EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO EDUCACIONAL
Ementa: Reflexões sobre os paradigmas da educação do aluno com necessidades educacionais específicas, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Os fundamentos da escola inclusiva e análise do processo de inclusão educacional no Brasil e em Alagoas. Pesquisas em Educação Especial no Brasil e em Alagoas e os mecanismos legais sobre os direitos da pessoa com deficiência. Currículo e educação especial.
Objetivo geral: Compreender os fundamentos teóricos, filosóficos e legais que regem a educação especial numa perspectiva inclusiva. Conhecer a história geral do atendimento à Pessoa com deficiência, promover formação docente para o atendimento à pessoa com deficiência na escola comum.
Referências:
  • MAGALHÃES, R. C. B. P. (Org.). Educação inclusiva: escolarização, política e formação docente. Brasília: Líber Livros, 2011.
  • MAZZOTA, M. J. S. Trabalho docente e formação de professores de educação especial. São Paulo: Pedagógica Universitária, 1993.
  • OLIVEIRA, L. F. M. Formação docente na Escola Inclusiva: Diálogo como Fio Tecedor. Porto Alegre: Mediação, 2009.


Disciplina: TEORIAS DA APRENDIZAGEM E CONHECIMENTO MATEMÁTICO
Ementa: Teorias do desenvolvimento e suas implicações nas bases epistemológicas das teorias da aprendizagem. O desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático. Dificuldades de aprendizagem na aquisição do conhecimento matemático. Psicologia e Educação Matemática. Inteligência. Criatividade.
Objetivo geral: Compreender as principais perspectivas teóricas em psicologia que explicam o desenvolvimento humano e o processo ensino-aprendizagem, enfatizando a aprendizagem e dificuldades na aquisição do conhecimento matemático.
Referências:
  • CARRARA. K. (Org.). Introdução à psicologia da educação: seis abordagens. São Paulo: Avercamp, 2004.
  • PIAGET, J. Seis estudos de psicologia. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1971.
  • VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. Rio de Janeiro: Zahar, 1982.


Disciplina: FILOSOFIA E HISTÓRIA DA MATEMÁTICA
Ementa: Conceito de número, Número Concreto, Número natural, Sistemas de Numeração, Algarismos, Matemáticos a.C, Matemáticos d.C., História da Matemática no Brasil, História da Matemática no Nordeste Brasileiro. Evolução das TIC em matemática, Pesquisadores famosos, Portais e Institutos de Matemática.
Objetivo geral: Estudar a filosofia, historiografia da Matemática e a sua evolução ao longo da história. Desenvolvendo a capacidade de interpretar situações matemáticas como fenômeno histórico e científico.
Referências:
  • AABOE, A. Episódios da História Antiga da Matemática. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Matemática, 2003.
  • BOYER, C. B. História da Matemática. 2a ed. Tradução: Elza F. Gomide. São Paulo: Edgard Blücher Ltda, 1996.
  • EVES, H. Introdução à História da Matemática. Campinas: Unicamp, 2004.

Disciplina: FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS DE ENSINO
Ementa: Histórico da Informática Educacional; Informática e Aprendizagem; Papert e o Construcionismo; Inclusão Digital no contexto nacional e em Alagoas; Softwares Educacionais. Microblogs, chat, glossário, wikis, resumos, tarefas, apresentações virtuais, portfólio e podcasts.
Objetivo Geral: Usar a tecnologia da informação para mediar o ensino aprendizagem, bem como o uso de ferramentas de informática na educação. Desenvolver a capacidade de comunicação, da interação e construção coletivas de ambientes online de aprendizagem.
Referências:
  • LORENZATO, S. O Laboratório de Ensino de Matemática na Formação de Professores. São Paulo: Autores Associados, 2006.
  • PAPERT, S. A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
  • VALENTE, J. A. (Org.). O computador na sociedade do conhecimento. Campinas: UNICAMP/NIED, 1999.


Disciplina: TRAÇADOS E DESENHOS GEOMÉTRICOS
Ementa: Este componente curricular busca desenvolver no educando fundamentos das construções geométricas e suas possibilidades representativas de resoluções gráficas, a partir do uso de régua e compasso. Esta disciplina contempla os Fundamentos da Geometria (Morfologia Geométrica, Propriedades dos elementos geométricos, Posições relativas entre elementos), Estudo das construções-base (Mediana e mediatriz, Ângulos: classificação e construções, Linha poligonal, Polígonos: elementos e classificação) e Estudo das principais formas geométricas (Triângulos: elementos, classificação e construções, Quadriláteros; elementos, classificação e construções, Circunferência, círculo e esfera: elementos e construções da circunferência, Divisão da circunferência em partes iguais com a construção dos polígonos regulares inscritos e circunscritos).
Objetivo geral: Estudar as principais formas geométricas e suas características, desenvolvendo seu raciocínio lógico e espacial com mais criatividade.
Referências:
  • JÚNIOR, I. M. Curso de Desenho Geométrico. São Paulo: Ática, 2005, v. 1.
  • JÚNIOR, I. M. Curso de Desenho Geométrico. São Paulo: Ática, 2005, v. 2.
  • PUTNOKI, J. C. Geometria e desenho geométrico. São Paulo: Scipione, 1990.


Disciplina: METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
Ementa: Métodos de estudo. Normas técnicas para elaboração de trabalhos acadêmicos. A pesquisa na área da Matemática. A produção do conhecimento científico. Aspectos técnicos da apresentação e elaboração de trabalhos científicos (resenha, resumos, relatórios). A pesquisa como instrumento de produção do conhecimento científico. Construção do projeto de investigação no ensino da Matemática. Acompanhamento para elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso.
Objetivo geral: Desenvolver instrumentos, categorias, campos de investigação para ampliar os problemas escolhidos e os temas de pesquisa. Estudar os principais modelos investigativos utilizados na pesquisa no ensino da Matemática, que facilite ao aluno escolher o mais adequado à sua problemática.
Referências:
  • DENZIN, N.; LINCOLN, Y. S. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. 2a ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.
  • FLICK, U. Uma introdução à pesquisa qualitativa. 2a ed. Porto Alegre: Bookman, 2004.
  • SEVERINO, A. Metodologia do trabalho científico. 21a ed. São Paulo: Cortez, 2000.


Disciplina: METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
Ementa: O papel do professor. O processo de aprendizagem. A sala de aula como ambiente de aprendizagem. Estratégias de ensino-aprendizagem.
Objetivo geral: Compreender as abordagens didáticas-metodologias que fundamentam a prática docente e realizar experiências práticas de uso destas abordagens.
Referências:
  • MASETTO, M. Docência na universidade. Campinas: Papirus,1998.
  • MOROSINI, M. Professor do ensino superior: identidade, docência e formação. Brasília: Plano, 2001.
  • SCHÕN, D. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.


Disciplina: MATEMÁTICA FINANCEIRA
Ementa: Juros e Capitalização Simples; Capitalização Composta; Desconto Simples; Série de Pagamentos; Sistema de Amortização; Método de Avaliação de Fluxo de Caixa; Classificação das Taxas de Juros; Taxa Média e Prazo Médio; Operações Financeiras; Realizadas no Mercado.
Objetivo geral: Ensinar Matemática Financeira combinada com recursos da calculadora financeira HP-12C e do programa computacional Office (Excel). Desenvolvendo no aluno a capacidade de analisar, relacionar, comparar e sintetizar conceitos para resolver problemas envolvendo financeira.
Referências:
  • LAPPONI, J. C. Matemática Financeira: Usando Excel 5 e 7. São Paulo: Lapponi Treinamento e Editora Ltda, 1996.
  • SOBRINHO, J. D. V. Matemática Financeira. 7a ed. São Paulo: Atlas, 2006.
  • VERAS, L. L. Matemática Financeira. 4a ed. São Paulo: Atlas, 2001.


Disciplina: GEOMETRIAS PLANA E ESPACIAL
Ementa: Axiomas sobre medição de segmentos. Axiomas sobre medição de ângulos. Congruência. O teorema do ângulo externo e suas conseqüências.
O axioma das paralelas. Semelhança de triângulos. O círculo. Funções trigonométricas. Área. Paralelismo e perpendicularismo de retas e planos. Poliedros. Volumes. Superfícies e sólidos de revolução.
Objetivo geral: Estudar as principais propriedades e proposições das figuras planas e espaciais, partindo dos axiomas e chegando às aplicações. Discussão dos conceitos de área e volume.
Referências:
  • BARBOSA, J. L. M. Geometria Euclidiana Plana. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Matemática, 1985. (Coleção Fundamentos da Matemática Elementar).
  • CARVALHO, P. C. P. Introdução à Geometria Espacial. 4a ed. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Matemática, 2002. (Coleção Professor de Matemática).
  • LIMA, E. L. A Matemática do Ensino Médio. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Matemática, 2002. v. 2. (Coleção Professor de Matemática).


Disciplina: ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE
Ementa: Introdução à estatística: conceitos. Medidas de tendência central. Medidas de tendência central para dados agrupados. Técnicas de levantamento estatístico. Medidas descritivas para dados tabulados. Regressão Linear. Introdução a probabilidade.
Objetivo geral: Estudar e dominar os fundamentos básicos da estatística e probabilidade, para organizar e descrever conjuntos de dados amostrais. Interpretando e descriminando resultados através da inferência estatística.
Referências:
  • FARHAT, C. A. V. Introdução à Estatística Aplicada, São Paulo: FTD, 1998.
  • LIPSCHUTZ, S. Matemática finita. São Paulo: Mcgraw-Hill, 1972.
  • NAZARETH, H. R. S. Curso básico de estatística. 12a ed. São Paulo: Ática, 2003.

Disciplina: LÓGICA MATEMÁTICA
Ementa: Lógica Proposicional: Conceito; Proposições simples e Proposições compostas; Conectivos e valores lógicos; Tabela verdade e Tautologias; Argumentos e Validade. Lógica de Predicados: Regras de dedução para a LP; Argumentos verbais; Predicados e Quantificadores; Semântica; Estrutura.
Objetivo geral: Entender a dinâmica dos sistemas dedutivos, proferir e analisar criticamente uma argumentação lógica, identificar características das linguagens formalizadas e sentenças quantificadas.
Referências:
  • ALENCAR, F. E. Iniciação à lógica matemática. 21a ed. São Paulo: NOBEL, 2008.
  • CASTRUCCI, B. Introdução à lógica matemática. São Paulo: Nobel, 1975.
  • DAGHLIAN, J. Lógica e Álgebra de Boole. 4a ed. São Paulo: Atlas, 1995.


Disciplina: RACIOCÍNIO LÓGICO
Ementa: Noções Básicas da Lógica Matemática: Proposições - Cálculos Proposicionais, Problemas com Tabelas, Argumentação Lógica, Argumento Dedutivo e Argumento Indutivo; A Teoria dos Conjuntos e Problemas com Diagramas; Questões Clássicas de Raciocínio e Importantes Métodos Algébricos e Aritméticos: Regra de Três, Regra de Sociedade, Regra do Falso Número ou da Falsa Posição, O Princípio da Casa dos Pombos, Raciocínio Lógico, Aplicando as Operações Inversas (do Fim para o Começo), O Princípio Multiplicativo, Problemas de Contagem e de Probabilidades, Seqüências Lógicas e Lei de Formação; Verdades e Mentiras.
Objetivo geral: Apresentar os principais conceitos e métodos usados na resolução de problemas, em especial matemáticos. Desenvolvendo o raciocínio lógico-matemático.
Referências:
  • BENZECRY, V. S. J.; RANGEL, K. A. Como Desenvolver o Raciocínio Lógico: soluções criativas na teoria dos conjuntos. 3a ed. Rio de Janeiro: LTC, 2008.
  • GONZÁLEZ, N. Questões de Raciocínio Lógico, Quantitativo e Analítico: 560 questões de provas com gabaritos, 1a ed. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2009.
  • SÁ, I. P. Raciocínio Lógico: Concursos Públicos - Formação de Professores (Teoria, Questões Comentadas e Exercícios Propostos). 1a ed. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2008.

Nenhum comentário: