Disciplina: TENDÊNCIAS
ATUAIS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA
Ementa:
Reflexões sobre a relação entre a Matemática e os processos de
ensino-aprendizagem na escola atual, baseada em recursos didáticos
para o seu desenvolvimento no âmbito da Educação Básica. Estudo
das tendências atuais de ensino e aprendizagem da Matemática
através de diversos métodos (resolução de problemas, uso da
História da Matemática, uso de materiais didáticos e recursos
tecnológicos, modelagem matemática, dentre outros) com vistas ao
planejamento de unidades didáticas.
Objetivo geral: Refletir com o
profissional da educação sobre as atuais tendências de ensino e
aprendizagem da Matemática baseada em propostas metodológicas,
permitindo-lhe atuar como organizador, consultor, mediador,
controlador e incentivador nas aulas de matemática.
Referências:
- BICUDO, M. A. V. (Org.) Pesquisa em Educação Matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: UNESP, 1999.
- CARVALHO, D. L. Metodologia do ensino da Matemática. São Paulo: Cortez. 1990.
- LORENZATO, S. O Laboratório de Ensino de Matemática na Formação de Professores. São Paulo: Autores Associados, 2006.
Disciplina: LÍNGUA
BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS)
Ementa: Introdução: aspectos
clínicos, educacionais e sócio-antropológicos da surdez. A Língua
de Sinais Brasileira - Libras: noções básicas de fonologia, de
morfologia e de sintaxe. Inclusão e Legislação. Praticar Libras.
Objetivo geral: Expandir o uso
da LIBRAS legitimando-a como a segunda língua oficial do Brasil,
favorecendo a inclusão da Pessoa Surda nas diversas áreas sociais.
Referências:
- FELIPE, T. A. Libras em Contexto. 7a ed. Brasília: MEC/SEESP, 2007.
- QUADROS, R. M.; KARNOPP, L. B. Língua de Sinais Brasileira: estudos lingüísticos. Porto Alegre: Artmed, 2004.
- SACKS, O. W. Vendo Vozes: uma viagem ao mundo dos surdos. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
Disciplina:
EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO EDUCACIONAL
Ementa: Reflexões sobre os
paradigmas da educação do aluno com necessidades educacionais
específicas, transtornos globais do desenvolvimento e altas
habilidades/superdotação. Os fundamentos da escola inclusiva e
análise do processo de inclusão educacional no Brasil e em Alagoas.
Pesquisas em Educação Especial no Brasil e em Alagoas e os
mecanismos legais sobre os direitos da pessoa com deficiência.
Currículo e educação especial.
Objetivo geral: Compreender os
fundamentos teóricos, filosóficos e legais que regem a educação
especial numa perspectiva inclusiva. Conhecer a história geral do
atendimento à Pessoa com deficiência, promover formação docente
para o atendimento à pessoa com deficiência na escola comum.
Referências:
- MAZZOTA, M. J. S. Trabalho docente e formação de professores de educação especial. São Paulo: Pedagógica Universitária, 1993.
- OLIVEIRA, L. F. M. Formação docente na Escola Inclusiva: Diálogo como Fio Tecedor. Porto Alegre: Mediação, 2009.
Disciplina: TEORIAS DA
APRENDIZAGEM E CONHECIMENTO MATEMÁTICO
Ementa: Teorias do
desenvolvimento e suas implicações nas bases epistemológicas das
teorias da aprendizagem. O desenvolvimento do raciocínio
lógico-matemático. Dificuldades de aprendizagem na aquisição do
conhecimento matemático. Psicologia e Educação Matemática.
Inteligência. Criatividade.
Objetivo geral: Compreender as
principais perspectivas teóricas em psicologia que explicam o
desenvolvimento humano e o processo ensino-aprendizagem, enfatizando
a aprendizagem e dificuldades na aquisição do conhecimento
matemático.
Referências:
- CARRARA. K. (Org.). Introdução à psicologia da educação: seis abordagens. São Paulo: Avercamp, 2004.
- PIAGET, J. Seis estudos de psicologia. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1971.
- VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. Rio de Janeiro: Zahar, 1982.
Disciplina: FILOSOFIA E HISTÓRIA
DA MATEMÁTICA
Ementa: Conceito de número,
Número Concreto, Número natural, Sistemas de Numeração,
Algarismos, Matemáticos a.C, Matemáticos d.C., História da
Matemática no Brasil, História da Matemática no Nordeste
Brasileiro. Evolução das TIC em matemática, Pesquisadores famosos,
Portais e Institutos de Matemática.
Objetivo geral: Estudar a
filosofia, historiografia da Matemática e a sua evolução ao longo
da história. Desenvolvendo a capacidade de interpretar situações
matemáticas como fenômeno histórico e científico.
Referências:
- AABOE, A. Episódios da História Antiga da Matemática. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Matemática, 2003.
- BOYER, C. B. História da Matemática. 2a ed. Tradução: Elza F. Gomide. São Paulo: Edgard Blücher Ltda, 1996.
- EVES, H. Introdução à História da Matemática. Campinas: Unicamp, 2004.
Disciplina: FERRAMENTAS
TECNOLÓGICAS DE ENSINO
Ementa:
Histórico da Informática
Educacional; Informática e Aprendizagem; Papert e o Construcionismo;
Inclusão Digital no contexto nacional e em Alagoas; Softwares
Educacionais. Microblogs, chat,
glossário, wikis, resumos, tarefas, apresentações virtuais,
portfólio
e podcasts.
Objetivo Geral: Usar a
tecnologia da informação para mediar o ensino aprendizagem, bem
como o uso de ferramentas de informática na educação. Desenvolver
a capacidade de comunicação, da interação e construção
coletivas de ambientes online de aprendizagem.
Referências:
- LORENZATO, S. O Laboratório de Ensino de Matemática na Formação de Professores. São Paulo: Autores Associados, 2006.
- PAPERT, S. A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
- VALENTE, J. A. (Org.). O computador na sociedade do conhecimento. Campinas: UNICAMP/NIED, 1999.
Disciplina: TRAÇADOS E DESENHOS
GEOMÉTRICOS
Ementa: Este componente
curricular busca desenvolver no educando fundamentos das construções
geométricas e suas possibilidades representativas de resoluções
gráficas, a partir do uso de régua e compasso. Esta disciplina
contempla os Fundamentos da Geometria (Morfologia Geométrica,
Propriedades dos elementos geométricos, Posições relativas entre
elementos), Estudo das construções-base (Mediana e mediatriz,
Ângulos: classificação e construções, Linha poligonal,
Polígonos: elementos e classificação) e Estudo das principais
formas geométricas (Triângulos: elementos, classificação e
construções, Quadriláteros; elementos, classificação e
construções, Circunferência, círculo e esfera: elementos e
construções da circunferência, Divisão da circunferência em
partes iguais com a construção dos polígonos regulares inscritos e
circunscritos).
Objetivo geral: Estudar as
principais formas geométricas e suas características, desenvolvendo
seu raciocínio lógico e espacial com mais criatividade.
Referências:
- JÚNIOR, I. M. Curso de Desenho Geométrico. São Paulo: Ática, 2005, v. 1.
- JÚNIOR, I. M. Curso de Desenho Geométrico. São Paulo: Ática, 2005, v. 2.
- PUTNOKI, J. C. Geometria e desenho geométrico. São Paulo: Scipione, 1990.
Disciplina: METODOLOGIA DA PESQUISA
CIENTÍFICA
Ementa: Métodos de estudo.
Normas técnicas para elaboração de trabalhos acadêmicos. A
pesquisa na área da Matemática. A produção do conhecimento
científico. Aspectos técnicos da apresentação e elaboração de
trabalhos científicos (resenha, resumos, relatórios). A pesquisa
como instrumento de produção do conhecimento científico.
Construção do projeto de investigação no ensino da Matemática.
Acompanhamento para elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso.
Objetivo geral: Desenvolver
instrumentos, categorias, campos de investigação para ampliar os
problemas escolhidos e os temas de pesquisa. Estudar os principais
modelos investigativos utilizados na pesquisa no ensino da
Matemática, que facilite ao aluno escolher o mais adequado à sua
problemática.
Referências:
- DENZIN, N.; LINCOLN, Y. S. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. 2a ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.
- FLICK, U. Uma introdução à pesquisa qualitativa. 2a ed. Porto Alegre: Bookman, 2004.
- SEVERINO, A. Metodologia do trabalho científico. 21a ed. São Paulo: Cortez, 2000.
Disciplina: METODOLOGIA
DO ENSINO SUPERIOR
Ementa: O papel do professor. O
processo de aprendizagem. A sala de aula como ambiente de
aprendizagem. Estratégias de ensino-aprendizagem.
Objetivo geral: Compreender as
abordagens didáticas-metodologias que fundamentam a prática docente
e realizar experiências práticas de uso destas abordagens.
Referências:
- MASETTO, M. Docência na universidade. Campinas: Papirus,1998.
- MOROSINI, M. Professor do ensino superior: identidade, docência e formação. Brasília: Plano, 2001.
- SCHÕN, D. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
Disciplina: MATEMÁTICA FINANCEIRA
Ementa: Juros e Capitalização
Simples; Capitalização Composta; Desconto Simples; Série de
Pagamentos; Sistema de Amortização; Método de Avaliação de Fluxo
de Caixa; Classificação das Taxas de Juros; Taxa Média e Prazo
Médio; Operações Financeiras; Realizadas no Mercado.
Objetivo geral: Ensinar
Matemática Financeira combinada com recursos da calculadora
financeira HP-12C e do programa computacional Office (Excel).
Desenvolvendo no aluno a capacidade de analisar, relacionar, comparar
e sintetizar conceitos para resolver problemas envolvendo financeira.
Referências:
- LAPPONI, J. C. Matemática Financeira: Usando Excel 5 e 7. São Paulo: Lapponi Treinamento e Editora Ltda, 1996.
- SOBRINHO, J. D. V. Matemática Financeira. 7a ed. São Paulo: Atlas, 2006.
- VERAS, L. L. Matemática Financeira. 4a ed. São Paulo: Atlas, 2001.
Disciplina: GEOMETRIAS PLANA E
ESPACIAL
Ementa: Axiomas sobre medição
de segmentos. Axiomas sobre medição de ângulos. Congruência. O
teorema do ângulo externo e suas conseqüências.
O axioma das paralelas. Semelhança de
triângulos. O círculo. Funções trigonométricas. Área.
Paralelismo e perpendicularismo de retas e planos. Poliedros.
Volumes. Superfícies e sólidos de revolução.
Objetivo geral: Estudar as
principais propriedades e proposições das figuras planas e
espaciais, partindo dos axiomas e chegando às aplicações.
Discussão dos conceitos de área e volume.
Referências:
- BARBOSA, J. L. M. Geometria Euclidiana Plana. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Matemática, 1985. (Coleção Fundamentos da Matemática Elementar).
- CARVALHO, P. C. P. Introdução à Geometria Espacial. 4a ed. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Matemática, 2002. (Coleção Professor de Matemática).
- LIMA, E. L. A Matemática do Ensino Médio. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Matemática, 2002. v. 2. (Coleção Professor de Matemática).
Disciplina: ESTATÍSTICA E
PROBABILIDADE
Ementa: Introdução à
estatística: conceitos. Medidas de tendência central. Medidas de
tendência central para dados agrupados. Técnicas de levantamento
estatístico. Medidas descritivas para dados tabulados. Regressão
Linear. Introdução a probabilidade.
Objetivo geral: Estudar e
dominar os fundamentos básicos da estatística e probabilidade, para
organizar e descrever conjuntos de dados amostrais. Interpretando e
descriminando resultados através da inferência estatística.
Referências:
- FARHAT, C. A. V. Introdução à Estatística Aplicada, São Paulo: FTD, 1998.
- LIPSCHUTZ, S. Matemática finita. São Paulo: Mcgraw-Hill, 1972.
- NAZARETH, H. R. S. Curso básico de estatística. 12a ed. São Paulo: Ática, 2003.
Disciplina: LÓGICA MATEMÁTICA
Ementa: Lógica Proposicional:
Conceito; Proposições simples e Proposições compostas; Conectivos
e valores lógicos; Tabela verdade e Tautologias; Argumentos e
Validade. Lógica de Predicados: Regras de dedução para a LP;
Argumentos verbais; Predicados e Quantificadores; Semântica;
Estrutura.
Objetivo geral: Entender a
dinâmica dos sistemas dedutivos, proferir e analisar criticamente
uma argumentação lógica, identificar características das
linguagens formalizadas e sentenças quantificadas.
Referências:
- ALENCAR, F. E. Iniciação à lógica matemática. 21a ed. São Paulo: NOBEL, 2008.
- CASTRUCCI, B. Introdução à lógica matemática. São Paulo: Nobel, 1975.
- DAGHLIAN, J. Lógica e Álgebra de Boole. 4a ed. São Paulo: Atlas, 1995.
Disciplina: RACIOCÍNIO LÓGICO
Ementa: Noções Básicas da
Lógica Matemática: Proposições - Cálculos Proposicionais,
Problemas com Tabelas, Argumentação Lógica, Argumento Dedutivo e
Argumento Indutivo; A Teoria dos Conjuntos e Problemas com Diagramas;
Questões Clássicas de Raciocínio e Importantes Métodos Algébricos
e Aritméticos: Regra de Três, Regra de Sociedade, Regra do Falso
Número ou da Falsa Posição, O Princípio da Casa dos Pombos,
Raciocínio Lógico, Aplicando as Operações Inversas (do Fim para o
Começo), O Princípio Multiplicativo, Problemas de Contagem e de
Probabilidades, Seqüências Lógicas e Lei de Formação; Verdades e
Mentiras.
Objetivo geral: Apresentar os
principais conceitos e métodos usados na resolução de problemas,
em especial matemáticos. Desenvolvendo o raciocínio
lógico-matemático.
Referências:
- BENZECRY, V. S. J.; RANGEL, K. A. Como Desenvolver o Raciocínio Lógico: soluções criativas na teoria dos conjuntos. 3a ed. Rio de Janeiro: LTC, 2008.
- GONZÁLEZ, N. Questões de Raciocínio Lógico, Quantitativo e Analítico: 560 questões de provas com gabaritos, 1a ed. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2009.
- SÁ, I. P. Raciocínio Lógico: Concursos Públicos - Formação de Professores (Teoria, Questões Comentadas e Exercícios Propostos). 1a ed. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2008.
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